fbpx

BLOG

 

A importância da comunicação na carreira jurídica

Saber comunicar bem é uma habilidade necessária a qualquer profissional sobretudo a profissionais da carreira jurídica. Descubra já no presente artigo a importância da comunicação eficaz e assertiva nesta carreira.

A todo o momento estamos a comunicar, seja através de e-mails, telefonemas, mensagens, reuniões, conferências, apresentações, diligências… e mesmo que não utilizemos a comunicação verbal ainda assim estamos a comunicar, seja com a nossa presença, com a nossa atitude, com o nosso silêncio, com a nossa postura…

Descanso_juriscoaching

Mas estaremos a fazê-lo de uma forma assertiva e eficaz? De forma autêntica e conectada com a nossa essência? Com aquilo que nos carateriza? Alinhada com os nossos valores?

A comunicação é uma das capacidades mais importantes na vida, com um peso enorme no nosso sucesso quer pessoal quer profissional, mas que fique, desde já, claro que não se trata de um dom. Trata-se, sim, de uma capacidade que pode ser desenvolvida e praticada. Apenas é necessária vontade e determinação.

Mas qual a real importância de saber comunicar na carreira jurídica?

Existem inúmeras razões. Desde logo, saber comunicar permite-lhe:

Produtividade_juriscoaching

Progredir em todas as áreas da sua vida: familiar, pessoal, financeira, profissional, tendo acesso a outras oportunidades;

– Aumentar a sua carteira de clientes;

– Aumentar a sua credibilidade perante clientes, colegas de profissão e perante os demais profissionais com os quais tenha de interagir;

Diferenciar-se das demais profissionais;

– Assumir a liderança de uma equipa;

– Ter sucesso na apresentação de trabalhos escolares, académicos e nas diversas reuniões, conferências e diligências judiciais nas quais tenha de intervir;

– Reduzir potenciais conflitos e mal-entendidos;

– Ganhar confiança em si e das pessoas com quem interage.

 

Desenvolver a capacidade de comunicação abre-lhe inúmeras oportunidades e permite-lhe colocar-se no lugar que lhe pertence e que se não for por si ocupado, certamente, irá ser por outrem que, eventualmente, nem tem o mesmo conhecimento técnico ou outro detido por si. No entanto, esse outrem entrou em ação, superou os seus medos, as suas inseguranças e avançou.

É, assim, importante que todas as profissionais da carreira jurídica sejam capazes de comunicar bem, quer com os seus clientes, evitando utilizar uma linguagem demasiadamente técnica, quer no seu dia-a-dia, de forma a serem capazes de exprimir as suas opiniões de um modo claro, objetivo e convincente nos diferentes contextos em que tenham de intervir.  

Agora pense:

 

– Quantas vezes já recusou convites na sua carreira jurídica com medo de se expressar ou por considerar que não comunica bem?

– Em quantas reuniões já deixou de intervir com receio de que a sua posição ou argumentação não era a mais correta e depois acabou por ver essa sua ideia aprovada para outra colega?

– Quantas diligências já substabeleceu noutra colega por receio, por medo ou por achar que não era capaz?

– Quantas vezes já permitiu que o medo (sobretudo o medo de falhar) a impedisse de comunicar de uma forma eficaz e assertiva?

Descanso_juriscoaching

Se acredita que tem dificuldades de comunicação e medos para ultrapassar, saiba que existem formas para o fazer e que é possível melhorar esta capacidade.

Como? Adquirindo conhecimento sobre técnicas de comunicação mas sobretudo trabalhando a sua preparação mental e emocional, para a qual o Programa Juriscoaching poderá ser um importante contributo.

Sinta-se à vontade para entrar em contacto comigo e saber mais sobre o Programa e partilhar como está tudo a correr.

Continuar a ler:

Visite-me nas redes sociais:

Facebook | Instagram | Linkedin