fbpx

BLOG

 

Descanso: que perda de tempo!

Será mesmo?

É sabido que enquanto advogadas ou outras profissionais da área do direito descuramos, muitas vezes, o descanso e tentamos fazer tudo: responder a mais um email, a mais um telefonema, a mais uma mensagem e chegamos ao final do dia com o mesmo discurso: “Não consigo fazer tudo”.

No entanto, dia após dia, deixamo-nos cair em rotinas e acabamos por viver a mesma agenda, abdicando de satisfazer necessidades básicas como:

  • alimentar-nos de forma saudável e a horas;
  • descansarmos e não estarmos sempre disponíveis.

Encaramos, por vezes, essas necessidades como uma perda de tempo, podendo mesmo sentir pontadas de culpa.

Descanso_juriscoaching

Referindo-me especificamente ao descanso: será mesmo uma perda de tempo? Claro que não!

Fazer intervalos e ter um bom descanso é mesmo uma das coisas mais produtivas que pode fazer, pois estará a recarregar a sua energia que é limitada, sendo fundamental para:

Produtividade_juriscoaching

1- Reabastecer a sua energia física e mental;

2- Ganhar foco nas tarefas a executar;

3- Executar as tarefas a um ritmo manifestamente superior do que sucede quando não descansa (quantas vezes dá por si a ler o mesmo email ou parágrafo da peça processual até o conseguir compreender?), aumentando, assim, o seu desempenho;

4- Tomar decisões de forma mais assertivas;

5- Exercitar a criatividade, a qual é tão importante na carreira jurídica, pois permite criar espaço de atenção para novas ideias e perspetivas.

 

Deixo-lhe, agora, algumas ideias para que possa aproveitar os seus intervalos de uma forma mais produtiva e conseguir  usufruir de um período de descanso:

– Se o seu local de trabalho o permitir, saia um pouco do escritório (por exemplo à hora de almoço) e vá dar um passeio (deixe, se possível o telemóvel no escritório). 

– Ao invés de almoçar à pressa em frente ao computador, faça um verdadeiro intervalo para almoço.

– Aproveite para ler algo recreativo (não relacionado com o direito).

– Ouça música, um audiolivro ou um podcast.

– Faça-se rodear de pessoas que a façam sentir-se bem.

Descanso_juriscoaching

Por último, destaco a importância de diariamente manter um sono de qualidade e respeitar os seus limites. Lembre-se que tudo depende de SI! Daqui para a frente, o que é que vai começar a fazer para aproveitar os seus momentos de pausa de forma diferente ou ter um sono mais reparador?

Sinta-se à vontade para entrar em contacto comigo e partilhar como está tudo a correr.

Continuar a ler:

Visite-me nas redes sociais:

Facebook | Instagram | Linkedin